Industrialização da Construção Civil


A necessidade de se tornar competitivo na emergente economia global é um tópico mundial importante. Nesse contexto, a industrialização de elementos da construção é visto como o caminho para atingir a competitividade almejada.

As técnicas de industrialização proporcionam produtos melhores devido às obras serem desenvolvidas em um ambiente protegido e com qualidade controlada, também aumentando consideravelmente sua produtividade. É por isso que as construtoras, buscando melhorias, terão de passar a desenvolver novos métodos construtivos e adaptar os já existentes em outras indústrias e países.

Acompanhar as tendências atuais se torna fundamental para manter-se competitivo em um mercado cada vez mais exigente. Mas a construção civil tem um grande caminho a percorrer rumo à industrialização, pois grande parte das obras realizadas em território nacional ainda é feita de maneira artesanal.

Nesta linha de pensamento, como demonstram os dados abaixo, já existem perspectivas de desenvolvimento para a construção civil:

Construção feita à mão – Construção 1.0: Esse tipo de construção representa aproximadamente 60,0% dos empreendimentos. É o tipo mais comum, sem nenhuma participação da indústria; Construção racionalizada – Construção 2.0: Esse tipo de construção representa aproximadamente 38,5% dos empreendimentos. É o tipo de construção que as grandes construtoras têm adotado, com participação da indústria, porém baixa; Construção industrializada – Construção 3.0: Esse é um tipo de construção mais difícil de ser encontrado. Hoje aproximadamente 1,5% dos empreendimentos emprega este método, que tem uma participação alta da indústria; Revolução Digital – Construção 4.0: Apesar de ainda não termos esse tipo de obra, esse é o cenário futuro para a construção civil. Com a presença de robôs e maquinários de alta tecnologia, o canteiro de obra vira uma indústria, com processos bem definidos.

Pensando nessa necessidade de evolução da construção civil, a LM desenvolve soluções elétricas de alta tecnologia, visando criar um rigoroso controle de qualidade, esquematizar o processo de instalação elétrica, diminuir os resíduos no canteiro, proporcionar uma redução de aproximadamente 50% na mão de obra, além de economizar tempo e dinheiro investidos no empreendimento.

A LM tem em seu DNA a inovação, e por isso é reconhecida no mercado como uma empresa que realmente enxerga as necessidades da construção civil e leva para as obras o conceito de industrialização. A gente cria para você inovar!

#construçãocivil #inovação #industrialização #evolução

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • YouTube ícone social