Kit Chicote Elétrico para Parede de Concreto

March 25, 2019

 

O método construtivo de paredes de concreto armado moldadas in loco apareceu no Brasil na década de 70 para atender a necessidade de entrega rápida dos empreendimentos incentivados pelo Governo Federal na época das Cohabs (Companhias de Habitação Popular).¹ Contudo, a falência e extinção do BNH (Banco Nacional da Habitação) desacelerou o desenvolvimento e prejudicou a melhoria contínua do processo produtivo desse método.²

Foi com a implantação do programa MCMV (Minha Casa Minha Vida), em 2009, que as obras em parede de concreto voltaram a ser executadas em grande escala. Dados da Caixa Econômica Federal apontam que, em 2014, 36% dos projetos MCMV eram em parede de concreto.¹ Em 2016, esse percentual já havia atingido os 52%.

O Grupo de Paredes de Concreto no Brasil afirma que este sistema absorve 20% menos mão de obra no canteiro e é 30% mais barato para as construtoras, reduzindo o tempo de obra pela metade.³

As vantagens abaixo é que viabilizam os dados apontados acima:

  • Velocidade de execução (concretagens diárias);

  • Padronização de processos produtivos;

  • Qualificação da mão de obra (todas as etapas recebem treinamento de seus fornecedores);

  • Maior controle de qualidade (tudo é rastreado, medido e melhorado);

  • Industrialização do processo.

Para aproveitar ao máximo a experiência que essas vantagens prometem, as construtoras podem contar com as inovações tecnológicas que são os kits hidráulicos e elétricos. Com os kits, além da transferência de grande parte da mão de obra do canteiro para a indústria, consegue-se atingir a padronização dos processos e aplicar métodos e ferramentas para o controle da qualidade, como se fosse uma indústria automotiva.

Pioneira em oferecer soluções elétricas inovadoras para a industrialização da construção civil, a LM possui alta experiência em kits de chicotes elétricos para parede de concreto. Por isso, vimos a chance de estudar as dificuldades e patologias das instalações elétricas desse método construtivo e apresentar soluções e instruções para aumentar a produtividade do canteiro, sem perder a qualidade do produto final. Fizemos uma seleção de problemas já solucionados pela LM e indicamos procedimentos e cuidados durante a instalação dos kits elétricos.

Essa seleção, você poderá acompanhar em nossas publicações semanais no blog da LM. O tema da semana que vem será: Água nos dutos de elétrica?

 

Bibliografia:

  1. Paredes de concreto moldadas in loco: o que são e por que usá-las na sua obra? Disponível em: <https://www.tecnosilbr.com.br/paredes/>. Acesso em: 18 de fevereiro 2019.

  2. NEMER, Pedro C. da Costa. AVALIAÇÃO DO SISTEMA CONSTRUTIVO PAREDES DE CONCRETO MOLDADO NO LOCAL A LUZ DAS NORMAS TÉCNICAS VIGENTES. 2016. 106f. Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização: Produção e Gestão do Ambiente Construído do Departamento de Engenharia de Materiais e Construção da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2016.

  3. SANTOS, Altair. Cresce uso de paredes de concreto entre países latinos. 2018. Disponível em: <https://www.cimentoitambe.com.br/cresce-uso-de-paredes-de-concreto-entre-paises-latinos/>. Acesso em: 18 de fevereiro 2019.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • YouTube ícone social

Contatos

Tel: (35) 3471-3743

Tel: (35) 3471-5569 Tel: (35) 3473-0604 Cel: (35) 9 9720-0412

Endereço

Rua Capitão Vicente Ribeiro do Vale, 340

Bairro Frederico Adami

Santa Rita do Sapucaí CEP: 37540-000 - MG

  • Facebook - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle

Segue o Líder!

Precisando de ajuda?

Nós desenvolvemos todo o seu projeto!